Dom Teixeirone, o dono da bola

Por Caroline Raupp

para ler ouvindo: The GodFather

Escândalos de corrupção envolvendo o nome de Ricardo Teixeira, presidente da Confederação brasileira de futebol desde 1989, já não surpreendem mais ninguém. Mas tal qual um sabonete, Teixeira parece escorregar das mãos da justiça e se safar de cada denúncia. A Copa de 2014 se aproxima e com ela os holofotes do mundo do futebol se voltam para o Brasil, a pressão sobre Teixeira e a CBF estão cada vez maiores, sobrou até para a “república independente FIFA” que está mergulhada em uma crise da qual seu presidente Joseph Blatter não consegue se livrar.

Não sejamos ingênuos de imaginar que um negócio que tem números oficiais tão surreais como o futebol, não tenha coisas a esconder.

Teve o episódio da despedida do Ronaldo em que uma equipe de reportagem do SBT teria ficado trancada numa sala impedida de filmar a chegada do jogador ao estádio. O argumento: exclusividade de quem detêm os direitos de transmissão! WHAT!!! Direito de transmissão são vendidos da partida de futebol, ou até da chegada do Ronaldo foram vendidos também?

A revista Piauí do último mês trouxe um perfil revelador de Teixeira, como raramente se viu, e abriu os olhos de muita gente sobre a personalidade desse cartola que se porta como se fosse dono do futebol brasileiro, tem o apoio de poderosos e não se cansa de diminuir os poucos que ousam contestá-lo.

Nas últimas semanas, num lance que ficou meio nebuloso, uma campanha lançada no twitter contra Teixeira, com a #foraricardoteixeira simplesmente foi “desaparecido” dos TTs. A versão oficial do twitter dá conta de que muitos foram os tuits que só usavam a hashtag, e por isso todos tuits com aquela hashtag foram considerados spam… é mole?!

Bom, se o cara consegue ter influência até no twitter, que já mostrou sua força de mobilização popular ao ajudar a derrubar ditadores no oriente, é de pensar que podemos pouco contra ele. Mas não importa o resultado, o importante é encontrar uma forma de manifestar seu descontentamento com Dom Teixeirone e toda sua corja de aliados interesseiros. Durante o sorteio das eliminatórias para copa de 2014, que foi realizado no Rio de Janeiro, cerca de 500 de pessoas ligadas à FNT (Frente Nacional do Torcedor) se reuniram para protestar contra Teixeira. O grupo, que não tem ligação com partidos políticos, afirma que vai continuar os protestos além de pressionar os deputados pela abertura de uma CPI da CBF. O jornalista Juca Kfouri, um dos mais severos críticos de Teixeira, divulgou em seu blog um abaixo assinado, organizado pela mesma FNT, e que já conta com mais de 2.000 assinaturas pedindo intervenção do Ministério Público na CBF e no COL (comitê organizador local, também presidido por Teixeira).

Mas se tem poderosos aliados à Teixeira, também tem gente grande que não vai com os córnos do cartola. O maior exemplo é a presidenta Dilma Roussef, que sutilmente articula pra ficar bem longe de Teixeira e de toda sujeira em que ele está envolvido. Primeiro, Dilma nomeou Pelé (antigo desafeto do presidente da CBF) embaixador honorário da Copa. Durante o sorteio das eliminatórias, grande evento da FIFA transmitido para todo o mundo, a presidenta destacou a figura de Pelé em seu discurso, numa clara tentativa de diminuir a importância de Ricardo Teixeira, colocá-lo no seu devido lugar. A iniciativa da presidenta foi bacana, mas não pode ficar só nisso. Que ninguém espere que ele se sinta ofendido e peça para sair. Muitas decisões importantes para o futuro não só do futebol, mas do país, ainda vão passar por suas pouco confiáveis mãos. Tá bom para você?

Pra fechar esse longo post, um vídeo bem explicativo sobre os complexos esquemas de corrupção que Ricardo Teixeira é acusado de comandar. Trecho de um globo repórter antigo, de um dia que a Globo deve ter se sentido prejudicada em alguma coisa e resolveu atacar Teixeira, pena que já faz tanto tempo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: